quarta-feira, 27 de julho de 2011

Sem professores auxiliares


Relato do professor Egino Valcanaia, de Benedito Novo:
 
Apesar da Secretaria de Educação de Santa Catarina ter afirmado na imprensa que haveria reposição de aulas no recesso de julho, a 35ª gerência de educação (Timbó) dispensou duas professoras auxiliares no recesso, pelo fato de não terem participado da greve. Esse fato ocorreu na Escola de Educação Básica Teófilo Nolasco de Almeida, do município de Benedito Novo. O que torna o fato ainda mais grave é que apesar desses alunos terem direito a professor auxiliar garantido em lei, houve dois meses de atraso na contratação da professora de libras, no início do ano, sendo que a aluna em questão perdeu grande parte do conteúdo do 1º bimestre e, em se tratando de Ensino Médio, há grande dificuldade na reposição desses conteúdos. E agora, haverá mais uma lacuna?
Ressalte-se que não foi oportunizado sequer um dia de aula para os referidos alunos durante 45 dias de greve na escola Teófilo.
Não se está aqui discordando do direito ao merecido descanso das professoras (se é que se pode considerar que professor grevista teve algum descanso), apenas acreditamos que o Sistema de Educação Estadual precisa tratar os alunos com necessidades especiais e suas famílias com o respeito que merecem.
Dessa forma, indaga-se: O direito do aluno à aula não se aplica aos alunos com necessidades especiais? O governo desconhece a lei ou apenas não a cumpre?

Nenhum comentário:

Postar um comentário